quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Hub ? Switch ? Roteador ? Qual a diferença ?

HUB


O hub é um aparelho que tem a função de interligar os computadores de uma rede local, ele apenas trasnmite os dados vindos de uma máquina, Nesse tempo, nenhum outro computador podera enviar sinal, sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído, as taxas de transmissão dos Hubs podem ser de 10Mbps ou 100Mbps. Existem Hubs com 8, 16, 24 e 32 portas, isso varia com o modelo e o fabricante do equipamento. Se algum computador for desligado ou esteja com algum problema a rede ainda estara funcionando graças ao Hub, ele é indicado para redes pequenas, com poucos computadores interligados as chances de ter algum problema sao menores.


Switch

A maior diferença entre Switch e Hub é que o Switch tem a capacidade de enviar os dados apenas a quem eles se destinam, aliviando o congestionamento, nas Redes, reduzindo o Trafego e aumentando a largura de banda. os Switchs são mais "inteligentes", ao contrário do hub que enviará os dados por todas as portas, para que todos os hosts tenham que ver e processar (aceitar ou rejeitar) todos os dados. A vantagem é que vários usuários podem se comunicar paralelamente em um ambiente livres de colisões ganhando performance. Tambem sendo menos vulneraveis a hackers. Switchs sao recomendados para Redes de ate 24 computadores. Existem Switchs gerenciaveis e nao gerenciaveis, o nao gerenciavel apenas faz o endereçamento de dados evitando colisões, já o gerenciavel permite ao usuario administrar as portas separadamente, podendo deixar todas as portas acessando um gateway numa porta com todas as máquinas enxergando este gateway, mas ao mesmo tempo impedir que as máquinas se enxerguem, tambem podendo bloquear sites.


Roteador

o Roteador é ainda mais "inteligente" que o Switch, tendo as mesmas funçoes, e tambem podendo escolher o caminho mais curto e menos congestionado que determinado pacote de dados deva seguir para chegar ao destino, por isso o nome Roteador. o Roteador ainda pode trabalhar em conjunto com Hubs e Switchs interligando varias redes. Existem Roteadores Estaticos e Dinamicos, o Estatico é tem como principal funçao escolher sempre a melhor rota para os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento, sendo assim mais barato.
O Dinâmico é um poco mais caro mais alem de escolher sempre a melhor rota leva em consideraçao o menos congestionado, ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o caminho mais longo. De nada adianta utilizar o menor caminho se esse estiver congestionado. Muitos dos roteadores dinâmicos são capazes de fazer compressão de dados para elevar a taxa de transferência.

13 comentários:

  1. blog legal, bastante informativo.

    achei o seu endereço no orkut, te coloquei nos meus favoritos.

    http://fredericoformiga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. òtimo texto, eu naum sabia disso do roteador, rs

    Abração

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uau! Quanta coisa! Não sabia de nada do que você falou aí... na verdade não entendo muito de informática... rsrsrrs


    http://roneivieira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. bem informativo

    Parabens pelo blog

    Mente aberta°°°°°Vida livre

    ResponderExcluir
  5. Muito boas as explicacoes, serio msm, ate to precisando de um roteador xD
    Flws!

    Comente tbm:
    www.oapanahdor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia que essas coisas existiam, quem dirá a diferença entre elas..hehe..ainda bem que alguem sabe disso!

    ResponderExcluir
  7. Boa Champs!
    Muita gente tem dúvida... ótimas dicas!
    Parabéns!

    www.xaqueto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O Hubs parece ser u excelente aparelho para empresas e bancos.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Tive que aprender isso na facul... Olha que eu faço marketing ;D

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  10. Eu já comentei aqui uma vez e repito: você realmente ajuda! Parabéns pelo blog super informativo e útil, ao contrário de tantos blogs fúteis que há por aí...

    www.descargapublica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Pois é, eu n unca tinha sabido a diferença antes.

    ResponderExcluir
  12. Named ‘ Your Minor Eyed Fella What individuals Put to sleep Twenty-six Human beings, ' the largely fictitious account first appeared in the New York Sun in 1881 and was reprinted in papers all over the country. https://imgur.com/a/aghw63z https://imgur.com/a/j3lo5fU https://imgur.com/a/ehAwoU6 https://imgur.com/a/0TWlfGd https://imgur.com/a/uYcMAAi https://imgur.com/a/RmYVWkN https://imgur.com/a/h1HTc4V

    ResponderExcluir