domingo, 6 de setembro de 2009

Tipos de Virús


Existe uma enorme variedades de programaçao indesejáveis que se infiltram nos computadores com objetivo de danificar ou roubar informações.. os principais são:



Vírus
Tem a intenção de danificar o computador apagando dados necessários para a inicialização do Pc ,por exemplo.


Spyware
Responsável por muitos daqueles Pop-upsindesejáveis que ficam aparecendo toda hora,esse programa fica em segundo plano,mudando as configurações do sistema operacional,espiando e registrando informações sobre seus hábitos no computador.


Adware
Esse tipo de ferramenta é produzido pelas empresas de publicitárias.É responsável por uma propaganda maciça no seu Pc,desde o aparecimento de incontáveis pop-ups durante a navegação até o redirecionamento para outros sites.


Trojan (Cavalo de Tróia)
Permite o acesso de quem enviou ao seu computador.Ele pode ter funcionalidades como a captura de dados do usuário e a execuçao de instrução presente em alguns scripts( arquivo executaveis que possuem um conjunto de comandos específicos)Entre tais instruções,pode haver ordens para apagar arquivos,destruir aplicativos,entre outros.


Worm
É um tipo de vírus,só que mais inteligente pois possui uma ampla capacidade de propagação por varios meios.Ele pode capturar endereços de e-mail em arquivos de usuário ou qualquer outro meio que permita contaminação de computadores em pouco tempo.É mutante e altera o seu código para evitar que os antivírus o detectem.


Keylogger
Destinado a capturar tudo que é digitado no teclado.O objetivo principal, neste caso,é capturar senhas.


Hijacker
Altera a pagina inicial do navegador da Internet(normalmente ,o Internet Explorer) e impede o usuário de mudá-la.Além disso,ele exibe propagandas em pop-upsou janelas novas,instala barras de ferramentas no navegador e impede acesso a determinados sites(como software antivírus)


Phishing
Assemelha se à comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular e procura induzir o usuário ao fornecimento de dados pessoais e financeiro.

10 comentários:

  1. Noooo, dei uma sorte tremenda em achar seu blog,
    pois farei um concurso e essa sua postagem me esclareceu muitas coisas q ainda me traziam dúvida!! Parabéns pelo blog, além de informativo
    e sucinto, está muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  2. Legal ter ajudado,em breve estarei com + posts desse tipo, sempre que puder da uma clicada em algum anuncio do blog, pra ajudar manter on. =]

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas. Muita gente ainda cai nessas armadilhas!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, o povo curte vírus.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo , ainda mais para estudantes de redes , estes artigos sempre ajudam , são simples e esclarecedores ;

    Diane Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com medo até. Não sabia que os vírus e vermes eram tão inteligentes assim. Podiam produzir um filme de ficção-científica sobre isso! rsrs..A Guerra Cibernética.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que não pegar um vírus hoje é como não ouvir falar da tal da gripe suína. Impossível.

    ResponderExcluir
  8. Muito explicativo sua tabela.
    A variedade de vírus, trojas, spywares, entre outros é imensa, ainda mais contando que há inumeros programas disponíveis na net para a criação deles. Hoje em dia qualquer um com um conhecimento básico pode fazer um trojan e espalhar pela rede.
    Ótimo texto.

    http://gustasou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Pior que o nome dessas pragas são criativos...

    abç
    Pobre esponja

    ResponderExcluir
  10. Não falta é malfeitores no mundo virtuakl em?

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    Vc tem um dos melhores blogs temáticos que já vi

    ResponderExcluir